Muitos dos companheiros que hoje realizam congressos paralelos dizem não aceitar os rumos que a UBES vem tomando. Isso é mais que verdade. A política que, infelizmente, vem sendo aplicada pela atual maioria da diretoria da UBES (ligados ao grupo UJS) é que faz com que a UBES esteja longe dos estudantes. A maioria dos estudantes nem sabe que a UBES existe. E não podemos culpar a maioria dos estudantes por isso. O problema é que a UBES a muito tempo não esta nos organizando para lutar pelos nossos direitos. A campanha nacional pelo passe livre da UBES mal nasceu e já foi enterrada, os poucos grêmios que existem estão sem qualquer apoio da UBES, as verbas para educação não aumentaram, continuamos fora das universidades publicas, enquanto o orçamento do país esta comprometido com o pagamento de juros de divida aos banqueiros que nunca haviam lucrado tanto no Brasil. E diante disso a atual diretoria da UBES faz o que? Se cala!
Não podemos aceitar isso! A UBES é nossa entidade nacional fundada a quase 60 anos para lutar pelos nossos direitos. Mas a realização de 2 congressos estaduais ajuda a quem? Com certeza que não ajuda a nós estudantes, que mais que nunca precisamos estar unidos para dizer juntos no congresso, em uma só voz, que queremos uma UBES ao nosso lado para lutar por uma educação publica de qualidade para todos.
Em Alagoas os ataques dos governos a educação foram muitos. O atual Governo Teotônio Vilela já demonstrou sua total falta de compromisso com a educação e todos serviços públicos. Precisamos nos organizar para resistir a esses ataques desse governo. Por isso temos que lutar para retomar a UESA para os estudantes. Reconstruir a UESA de verdade, como entidade de luta pelos nossos direitos.
Colegas, a nossa situação enquanto estudantes é muito complicada e piora a cada dia, mas há uma saída, não estamos derrotados. E para nós, estudantes que trazem a esse Congresso da UBES a tese “Luta Secundarista: por uma UBES nas escolas e nas ruas”, a vitória depende de nossa luta, por isso chamamos todos os estudantes a dizer que é hora da UBES estar conosco, nas escolas e nas ruas para lutar por nossas reivindicações.
• Queremos um futuro para a juventude, por isso queremos um Brasil soberano!
• Reestatização da Vale e tudo que foi privatizado!
• Não ao IDEB que divide verbas das escolas por progressão! 200 Bilhões para educação!
• Reforma Agrária Já!
• Dinheiro para Educação e Saúde não para a Dívida!
• Lula, rompa o acordo do Etanol de Bush, e retire as tropas do exército brasileiro do Haiti!
• Não aceitamos a destruição dos serviços públicos! Fora Téo Vilela!
Assinado: Estudantes delgados e suplentes pela tese “Luta Secundarista: por uma UBES nas escolas e nas ruas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário